terça-feira, 11 de dezembro de 2018

QUANTAS VEZES AO ANO MINHA CALOPSITA PODE REPRODUZIR?

Olá pessoal!

Hoje resolvi falar sobre um tema que pode causar sérios problemas para suas calopsitas e aves de um modo geral, principalmente para as fêmeas.

VÁRIAS PESSOAS PERGUNTAM, QUANTAS VEZES AS CALOPSITAS PODEM REPRODUZIR NO ANO?

Bem, se vc permitir, ela irá reproduzir o ano inteiro, sem intervalos. E é aí que começam os problemas, pois se vc não retirar os estímulos, ajustar a rotina, mudar o ambiente e inclusive retirar o ninho e todo objeto que possa simbolizar um, isso irá causar sérios problemas a saúde delas e até óbito de fêmeas.

Nossas calopsitas são criadas em cativeiro, portanto somos responsáveis por tudo que possa afetar sua saúde. Ser amante ou criador com fins financeiros não impede de zelar pela saúde delas e de todo um plantel. Aves saudáveis geram filhotes fortes e saudáveis. 

Criador pense nisso!

O máximo recomendado é que seja permitido a um casal reproduzir 3 vezes no ano, com todo cuidado com alimentação, ambiente e higiene. Um processo de reprodução feito corretamente necessita de alguns cuidados com o casal, um mês antes de iniciar a reprodução deste, é necessário fortalecer bastante a alimentação, pois durante todo o processo existe uma grande perda de energia, cálcio, vitaminas, proteínas e outros fatores de grande importância para o organismo de suas aves. Não ter estes cuidados e atenção especial a isso pode ocasionar fraqueza, doenças e até mesmo a morte delas.
Mas não é só fortalecer a alimentação e esperar tudo acontecer, vem em seguida outros períodos também de cuidados especiais e observação constante, o período de postura dos avos, de choca dos ovos e de cuidados que os pais terão com os filhotes. O que também vai gerar um desgaste neste casal. O que torna necessário ainda se manter a alimentação reforçada não somente antes da reprodução, mas também durante todos estes períodos para que as aves se mantenham fortes e saudáveis.

Por quê o período de descanso após a reprodução é importante? É neste período que eles irão repor no organismo todas as proteínas, vitaminas, cálcio e energia perdidos nesta fase, não respeitando esses períodos e necessidades vc estará colocando-as em risco de vida.

Com isso vc deve ter percebido que não é somente colocar a ave para reproduzir 3 x ao ano. Tudo deve ser pensado, também é importante pensar nas condições climaticas. É bom planejar para que os filhotes não nasçam no inveno, pois o frio pode acabar afetando a vida dos filhotes, pois os filhotes nascem muito frágeis e sem o controle de sua temperatura corporal, o aquecimento e temperatura constantemente estável é de extrema importância para os filhotes e não manter isso põe em risco a sobrevivência dos filhotes.

Não é difícil observar criadores permitindo e até usando medicamentos para incentivar a reprodução constante e descabida de calopsitas e outras espécies visando somente lucro, chegam a ter posturas seguidas! Isso é exploração! Maus tratos! Egoísmo! E tantos outros adjetivos ruins.

Morreu? Ah, eles simplesmente substituem a ave e segue o ciclo. Fora os casos de reprodução com co- sanguinidade (entre membros de uma mesma ninhada ou pais e filhos), mas acredito ser este um assunto para outro texto.

Faço um pedido, por favor, não seja um pessoa ou criador que faz isso! Tenham a consciência de que é um ser vivo que precisa de amor, cuidados, planejamento e gastos.
Também lembrem se da nossa campanha: NÃO COMPREM FILHOTES NA PAPINHA!Não é e nunca será garantia de ave mansa!O manejo e cuidados com alimentação podem causar sofrimento e morte deste filhote!

Para outras informações, curtam e compartilhem nossa página, seu cantinho de informação. Ajude-nos a disseminar informações e dicas realmente corretas e acabar com os achismos e com as irresponsabilidades que imperam as redes sociais.
Quem tiver algum tipo de dúvida e quiser ver um post sobre o assunto, sinta-se a vontade para comentar ou nos deixar uma mensagem que responderemos à todos e na medida do possível iremos fazendo postagens sobre os assuntos solicitados.

Lembrando que nada aqui é postado por achismo ou com informação que possa prejudicar as aves!

Espero que ajude!Renata Martins.Rio de Janeiro, 06 de março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário