Socialização

Amansando sua calopsita

Procure não invadir o espaço da calopsita recém-chegada. Não tire a ave para fora da gaiola ou tente começar a amansá-la antes que ela tenha passado pelo menos dois ou três dias se acostumando com o ambiente novo. Faça o possível para deixar a calopsita em um lugar calmo e tranquilo.

Fale com a sua calopsita quando ela estiver fora da gaiola, apenas mantenha a voz calma e tranquila (sem alteração de volume). Se você estiver mais alto do que a gaiola, procure se abaixar até ficar na altura dos olhos dela, colocando-se em uma posição menos ameaçadora e continue conversando com ela até que fique calma.
Sempre ofereça um “presente” para sua calopsita. O painço, a semente de girassol (sem excessos por terem um alto teor de gordura) e o cártamo (tem menos gordura) costumam ser usados para o treinamento, já que a calopsita demonstra bastante interesse nesses alimentos, mas também pode se usar rações específicas para calopsitas (em quantidades pequenas). Segure o “presente” próximo à ave, mas não diretamente na frente dela, para encoraja-la a andar até você. Mantenha sua mão imóvel enquanto ela dá algumas bicadas no “presente”. Use a semente escolhida como “presente” apenas para amansa-la e não como uma alimentação habitual.


Não reaja as prováveis bicadas. Com certeza isso será difícil de conseguir, porque a bicada é extremamente dolorosa. Procure evitar as bicadas deixando a calopsita por conta própria quando ela demonstrar que está se sentindo ameaçada (topete completamente eriçado ou plano sobre a cabeça). Use luvas se as mordidas se tornarem um problema frequente. Se a calopsita bicar, procure ter o mínimo de reação que a situação permitir. Puxar ou voltar com a mão violentamente ou gritar pode encorajar sua calopsita a bicar novamente.

Não castigue sua calopsita, porque elas não entenderão o que você está fazendo. Concentre-se em premia-las pelo bom comportamento. Ao invés de castigo use outras formas de ensino, como ignorar a ave ou delicadamente retirar o “presente” que ela está saboreando.

Somente faça carinhos em sua calopsita se ela estiver calma. Cada ave tem um temperamento diferente. Algumas calopsitas gostam de carinho apenas no topete ou no bico, já outras não gostam de qualquer tipo de contato. Se sua ave gostar de afagos, faça-os lentamente e saia de perto se ela demostrar que está se sentindo ameaçada (topete completamente eriçado ou plano sobre a cabeça).

Sempre que for possível, abra à gaiola quando sua calopsita se sentir segura. Uma vez que ela se sinta a vontade e confortável com tudo o que está a sua volta, ela se manterá calma quando você se aproximar. Poderá até mesmo comer direto da sua mão, “pular” para o seu ombro e pedir carinho. Mas isso demora, podendo levar de semanas até meses (no caso de aves adultas que não estão acostumadas com a interação humana). Certifique-se que todas as janelas e portas estejam fechadas e os ventiladores (se existirem) estejam desligados. Evite a presença de outro animal de estimação, antes de abrir à gaiola.

Estimule sua calopsita a subir em seu dedo. Eventualmente, mova a mão em direção ao poleiro onde ela estiver e toque seus pés com o dedo até que ela suba nele. Se ela não subir, encoste gentilmente o dedo em seu peito e com um suave empurrão tente desequilibrá-la levemente, fazendo-a subir em seu dedo. Logo após ela subir, dê-lhe um “presente” como forma de agradecimento. Depois que sua calopsita estiver subindo em seu dedo espontaneamente, você já pode começar a ensiná-la alguns truques.

A maioria das calopsita consegue aprender truques a partir de aproximadamente oito meses de idade, embora se houver interesse por parte dela, você possa tentar ensiná-la desde os quatro meses. Lembre-se, pode ser mais difícil ensinar truques a um pássaro adulto que não esteja acostumado com a interação humana.

Ensinando sua calopsita a assobiar e dançar

Coloque uma música que tenha um ritmo constante. Quando conseguir atrair a atenção da sua calopsita, agite a cabeça ou balance o dedo para frente e para trás. Assim que ela começar a balançar a cabeça para frente e para trás, recompense-a com um “presente”. Repita esse treinamento até descobrir qual música atrai a atenção dela (ela vai balançar a cabeça mais energicamente e em alguns casos abrirá as asas também). Quando isso acontecer aproveite e assobie junto com a música para encorajá-la a produzir os sons por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário