Asas

O processo de aparo das penas é perigoso para pessoas que não tenham certeza do que fazer. Nesses casos, é preciso levar a ave em um veterinário ou em um criador experiente e de confiança. Esse processo pode ser feito em casa, mas com muito cuidado. Tem pessoas que só aparam uma das asas o que não aconselho pois causa desequilíbrio e pode causar acidentes com a sua ave.

O aparo das asas pode ser feito de 2 maneiras:

Todas as penas cortadas : Com esse tipo de corte, a calopsita não voa, sendo assim, não corre riscos de acidentes em ventiladores, panelas, vasos sanitários, etc. Nesse tipo de corte, as dez primeiras penas da asa são cortadas. Esse é o modo mais seguro para evitar a fuga da ave.



Cortando a partir da terceira pena : Esse tipo de corte permite pequenos vôos em ambientes controlados, mas mesmo assim, se conseguir subir em um objeto alto e com a ajuda de correntes de ar, ela pode fugir. Nesse tipo corte, as duas primeiras penas não são cortadas fazendo parecer (esteticamente) que a ave não tem as asas aparadas. A ave corre risco de cair em panelas, sanitários e outros objetos que podem matar a ave.

Esse método é mais indicado para pessoas que podem ficar vigiando a ave, e que prestem atenção por onde a ave voa.




Um comentário:

  1. Bom dia,

    Eu e meu esposo estamos cortando a partir da primeira pena, na verdade tenho receio na hora de cortar e machucar nossa calopsita. Tem problema se continuar cortando dessa forma?

    ResponderExcluir