Acomodações

Gaiolões

Atualmente encontramos gaiolões para calopsitas na maioria dos Pets existentes no mercado, mas é extremamente importante adquirir um gaiolão que seja realmente para Calopsitas e não para papagaios.
Os gaiolões redondos também não são recomendados, porque as Calopsitas acabam perdendo a orientação espacial e isso acaba ocasionando distúrbios de comportamento.

Gaiolas e viveiros apropriados

Gaiolas e viveiros inapropriados

Ao se adquirir um gaiolão, deve-se ter sempre em mente que quanto maior o gaiolão, mais à vontade sua calopsita ficará. Assim, a regra básica é sempre comprar o maior gaiolão que seu orçamento permitir.
De uma forma geral, a calopsita deve ser capaz de abrir as asas sem encostar nas laterais do gaiolão, poder saltar sem dificuldades de um poleiro para o outro e quando empoleirada, não deve bater a cabeça no teto e nem as penas do rabo devem tocar no chão do gaiolão. Um tamanho considerado razoável é de 0,60m x 0,40m x 0,50m (comprimento, largura e altura), com uma porta que permita a ave entrar e sair com facilidade do gaiolão.
 
Gaiolão de chão

As grades do gaiolão não podem ser muito espaçadas (1cm à 1,5 cm de largura e diâmetro de 4mm). A razão disso e que a ave pode tentar sair pelo espaço entre as grades e se enroscar, podendo se machucar seriamente e até vir a óbito. Entretanto o espaçamento deve permitir que ela escale as grades sem que os dedos ou as pernas fiquem presos.
O gaiolão deve sempre estar limpo, com os comedouros e bebedouros higienizados diariamente. A comida e a água também devem ser trocados diariamente.

Os poleiros devem estar sempre limpos e não podem ser colocados sobre comedouros e água para evitar que caiam fezes dentro dos mesmos. Se possível, devem ser de diâmetros diferentes, variando de 1,5cm à 2,5cm e colocados nas duas extremidades do gaiolão. 


Se o orçamento permitir, e recomendável ter também um playground próximo à gaiola, para que a calopsita se exercite diariamente ou ter brinquedos dentro do gaiolão, para distraí-las.

     
O lugar escolhido para se colocar o gaiolão, deve ser iluminado e longe da luz solar direta, deve ter temperatura constante e agradável, longe das portas e janelas ou qualquer outra fonte que possa mudar a temperatura do ambiente (aquecedores ou ar condicionados), onde não tenha corrente de ar e não tenha trânsito excessivo de pessoas.
Na hora de dormir o gaiolão deve ficar em um local tranqüilo, silencioso e com pouca, ou quase nenhuma, claridade.

Viveiros

As calopsitas se adaptam muito melhor aos viveiros do que em gaiolas, devido as suas características biológicas. O viveiro deve ser protegido do vento frio através de paredes, quebra-ventos,cercas vivas, etc...e ser feito em um local que receba parcialmente o sol da manhã (apenas o sol da manhã). Devem ter o formato retangular com medidas mínimas de 3m x 1m x 2m (comprimento, largura e altura).
As paredes devem ser preferencialmente de alvenaria (tijolos de barro rebocados), pela durabilidade, isolamento térmico, acústica e maior proteção contra roedores e outras pragas. Entretanto, pode ser usadas também placas de cimento ou blocos de cimento revestidos de argamassa.


A cobertura (telhado) deve ser de telhas cerâmicas, por oferecerem um maior isolamento térmico. As outras (fibra de vidro, plásticas, alumínio, etc...) só devem ser usadas quando se tiver certeza que a ventilação natural não será prejudicada, porque esses tipos de telhas funcionam como estufa quando não existe circulação de ar apropriada e certamente estressarão as aves. Devem cobrir no mínimo 1/3 do viveiro e proteger os comedouros e ninho.


A tela de proteção deve ser galvanizada e rígida, podendo ser de formato losangular ou quadrada. Para evitar a entrada de ratos, deve ter a malha de meia polegada e fio 18 (1/16 polegada). Pode ser presa em caibros de madeira resistente e tratada em canos galvanizados de 3/4 de polegada

Tela galvanizada

Internamentedevem ser utilizados dois poleiros de madeira, com as mesmas medidas recomendadas para os poleiros dos gaiolões e colocados nas duas extremidades do viveiro, um na área externa e o outro mais próximo do ninho, mas nunca à cima dos comedouros e dos bebedouros.
O ninho deve ser colocado em um local de fácil acesso para se fazer vistorias sem a necessidade de entrar no viveiro. As vasilhas para os alimentos e a água, devem ser de barro ou cerâmica e estar apoiadas em suportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário