ESTE TEXTO NÃO FOI ESCRITO POR NÓS DO JARDIM DAS CALOPSITAS!
FOI COMPARTILHADA EM GRUPO DE WHATSAPP E ACHAMOS AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES.
MAS O QUE FAZER QUANDO MINHA AVE FUGIR?
Imediatamente após a fuga SAIR PARA PROCURAR - AS PRIMEIRAS HORAS SÃO FUNDAMENTAIS!
A ave se perde por não tem referencia de retorno, logo que a ave voa, dependendo da resistência, ela vai pousar numa arvore ou prédio alto , procure delimitar um quadrante de uma área de 200 a 400mt do local da fuga. No momento que ela pousa, normalmente silencia para observar o ambiente; Costuma ficar de 2 a 3 horas no lugar do primeiro pouso, isto, se não tiver nada que assuste ela;nesse tempo ela fica quieta para não chamar atenção de predador; Após uma média de 1 hora no mesmo local, ela relaxa e começa a se divertir, é tudo novidade, vai bicar as folhas, os frutos, brincar com os galhos.
Se procurar entre as 16:00 e 18:00hs as chances aumentam, quando o sol começa a se pôr eles vão procurar abrigo, se recolher e ficar quieta num canto, achando nesse momento é bem mais fácil que atenda seu chamado e desça se já tiver desenvolvido essa habilidade de voo, ou podem tentar escalar galhos mais baixos,o outro horário é pela manhã na hora que acorda por volta das 5 da manhã dependendo da sua região, ou seja, nos primeiros raios do sol, nesse horário ela costuma fazer barulho o que facilita ser encontrada.
Elas também não costumam se aproximar de estranhos, a menos que a fome ou sede aperte muito. Se for em período chuvoso, e ela encontrar água onde pousou, suportará um período maior, em média 24 horas. Se for um tempo seco e de muito calor, ela vai procurar lugares movimentados e localizar pessoas com o biótipo dos humanos que cuidavam dela, detalhes como altura, cor da pele, cabelo vão chamar atenção dela e sinalizar confiança. Aves domésticas, já habituadas com seu nome, costumam responder, não no momento da fuga, salvo se for o dono chamando e ela reconheça a voz, ai sim, tem maior chance que ela responda.
DICAS
Leve a gaiola e comedouros que está acostumado com ração e água;
Evite atitudes bruscas, usar redes como o pulsar (usado para pesca) eles tem muito medo e vai acabar afugentando ele e dificultando a captura; Lembre que é um exercício de paciência e que ela vai ser fundamental para o sucesso do resgate, se você começar a ficar nervoso, se afaste, respire e tente se acalmar;
Observe o ambiente, elabore estratégias de aproximação;
Evite uso de toalhas, panos, coisas chamativas.
SAIU PARA PROCURAR E NÃO ACHOU?
As redes sociais são uma poderosa ferramenta a nosso favor, providencie uma foto nítida e recente (lembre que filhotes mudam muito até estabilizar o padrão de adulto), faça um cartaz com o máximo de dados que puder (Local da fuga - bairro, cidade, estado, se for anilhado informe as letras não dê o número completo, espécie, dia e hora da fuga, telefone com DDD), divulgue em grupos de criadores, classificados, apele para família e amigos compartilhares, muitos foram achados dessa forma;
Imprima cartazes e espalhe no seu bairro, de preferência ofereça recompensa, costuma funcionar, deixe em lugares de grande movimento como mercadinhos, pet shops, salões, clinicas veterinárias, enfim, quanto maior a cobertura maior as chances;
Contrate um serviço de som para cobrir toda área;
Entre em contato com serviços de entrega como água, gás e outros e ofereça recompensa para quem achar, eles tem acesso a várias casas e com certeza sabem onde apareceu ave derrepente.
ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE PODEM SER ACIONADOS
Pode ocorrer de alguém achar e procurar os órgãos ambientais, então vale ligar para a policia ambiental da sua cidade, e também os centros de triagem de animais silvestres para saber se não recolheram animal com a característica do seu. Em caso de encontrar a ave em lugar alto ou de difícil acesso procurar o órgão responsável como policia ambiental ou o corpo de bombeiros é válido.
Nós do Jardim das Calopsitas agradecemos ao autor pelas importantes informações. Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário