Hoje vamos falar sobre um assunto pouco discutido mas de extrema importância aos amantes de aves, incluindo nossas levadas calopsitas.
O que muitas pessoas não sabem é que praticamente todas as substancias tem um considerável potencial tóxico, a diferença entre a ocorrência de uma intoxicação ou não vai depender da quantidade da substancia que entrou em contato com o organismo.
Vou falar sobre algumas causas, sintomas e tentar informar da melhor forma como podemos prevenir.
Além da intoxicação por metais pesados, existem substancias que mesmo em pouquíssima quantidade podem causar intoxicação.
As principais causas de intoxicação observadas são alimentares, inalatórias e medicamentosas. Os sintomas dependem da substancia e da quantidade ingerida ou inalada.
Podemos observar alguns sintomas típicos na maioria dos casos de intoxicação, uma ave intoxicada apresenta uma piora no estado de saúde repentina, mudança em seu comportamento habitual, penas arrepiadas, fraqueza muscular, incoordenação motora, fezes com algum tipo de coloração e consistência anormal, apatia, falta de apetite, vômitos e em alguns casos convulsões.
- Nas intoxicações alimentares temos como principais causas a ingestão de tintas a base de chumbo presentes em alguns brinquedos ou mesmo em paredes, sementes com micotoxinas, metais, sementes de algumas frutas que possuem toxinas, vegetais com agrotóxicos, jornais que geralmente ficam expostos em diversos tipos de locais sujeitos a toxinas incluindo substâncias venenosas e etc.
- Dentre as causas inalatórias podemos citar tintas, produtos de limpeza doméstica, inseticidas, verniz em gaiolas de madeira, insensos, perfumes, o teflon das panelas e etc.
- As causas medicamentosas na grande maioria das vezes são por erros da dose de medicamentos, uso de pomadas em aves ou uso inapropriado de medicamentos sem a prescrição de um médico veterinário.
Diante do exposto podemos tomar alguns cuidados para evitar uma intoxicação:
- Para evitar uma intoxicação alimentar devemos sempre ter atenção redobrada; a só oferecer misturas de sementes de embalagens fechadas, dentro do prazo de validadebe de preferencia de marcas conhecidas, verduras e legumes devem sempre ser muito bem lavados e remover os caroços das frutas. Não deixar que ela fique roendo paredes ou objetos pintados, por incrivel que possa parecer tem algumas pessoas que acham "bonitinho".
- Nas intoxicações inalatórias é imprescindível que se evitem o uso de produtos de limpeza doméstica próximo as gaiolas ou viveiros, se houver necessidade retire as do local onde se faz necessário o uso de produtos químicos e de limpeza que estejam sendo utilizados. Antes de acomodar novamente a ave neste local deixe arejar bem, muito bem mesmo. Algumas aves são mais sensíveis que outras.
- Intoxicações medicamentosa, para se evitar este tipo de intoxicação alguns tutores precisam ter em mente que cada organismo é único e pra variar cito mais uma vez: "o que foi bom para um nem sempre será bom para o outro". Antes de medicar todo o quadro clínico é avaliado incluindo risco/benefício. Não medique por conta própria, incluindo as vitaminas.
Não confie em atendentes de pet shop, alguns simplesmente querem vender e pouco se preocupam se sua ave vai melhorar ou morrer.
Infelizmente alguns criadores estimulam o uso de alguns medicamentos como "preventivos". Cuidado!
Renata Martins
Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2018.