Olá Pessoal!!!
Hoje quero conversar com vocês sobre algo que tenho observado muito neste período de quarentena que estamos vivendo, além das fugas de aves que aumentou consideravelmente. Mesmo com todas as dicas de cuidados disponíveis em diversos grupos e páginas sobre nossas amadas penudinhas.
Ataques de predadores (ratos, ratazanas, gatos e aves de rapina)
Com a quarentena decretada, o fluxo de pessoas nas ruas diminuiu muito em determinados períodos do dia, mudando totalmente a rotina humana e com isso os animais também perceberam a nossa ausência.
O que estou relatando para vocês li em alguns jornais e projetos de vida animal, estes também informam esse fato. Os animais estão mais "confortáveis" sem tanta presença humana.
Alguns exemplos deste fato foram: Uma ave rara de hábitos noturno foi fotografada ao anoitecer em um ponto de ônibus na cidade de São Paulo -SP / Brasil; O número de tubarões, baleias e golfinhos nas orlas brasileiras também aumentou; aparecimento de cobras fora da zona urbana e infestação de ratos tem incomodado em diversas e diferentes regiões.
Pena que com isso o número de ataques com mordeduras sérias e mutilações em aves mantidas em "cativeiro" também aumentou. Assim como o "sumiço" causado por cobras em locais onde as residências ficam próximas de mata.
Então pessoal, quem tem viveiros externos e/ ou gaiolões que podem ficar em área de quintal redobrem os cuidados com ataques de animais e também os gatos. Não deixem um instante sequer sem observação, pois um segundo de distração pode ser fatal para nossas penudinhas.
As aves de diversas espécies são sensíveis às bactérias contidas na saliva de roedores (ratos, ratazanas, etc...), tornando dolorosa a ferida, de difícil tratamento e com sério risco de óbito. Assim como a mordedura de gatos e cachorros.
Os animais não são culpados. Cada um deles age pelo instinto natural pertinente à sua espécie, além disso existe toda uma cadeia alimentar a qual o ser humano faz parte e está no topo. Infelizmente devido ao comportamento dos humanos me atrevo a dizer que é um dos maiores predadores que existem na face da terra. Por isso, não precisam sair matando todo animal que se vê pela frente, ao invés disso, deve-se encontrar meios de proteger suas aves.
Quem tem viveiros externos por exemplo, poderia adquirir viveiros menores para acomodar as aves a noite.
Quem tem o hábito de deixar a gaiola e/ou viveiro no quintal ou varanda redobrem a atenção.
Todo animal tem sua razão de viver, seu lugar na natureza e a função de manter o equilíbrio dela, por este motivo todos eles merecem nosso respeito.
Espero que ajude 🙏
Renata Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário