Cuidados no calor
Com a chegada de temperaturas mais altas, devemos ter preocupações redobradas com os efeitos do calor nas nossas calopsitas. Neste período também, é considerado período de reprodução em muitos criatórios. Onde elas gastam muita energia e acabam ficando ainda mais sensíveis.
Para poder lhe ajudar a proporcionar à sua ave um verão mais fresco e confortável, citamos alguns cuidados que vão ajudar muito no bem estar delas nesta fase.
Horário de banho de sol, antes das 10h da manhã ou após as 16h. Local sem vento e não deixar a gaiola inteira exposta ao sol procure deixar uma parte dela na sombra para que caso sua calopsita não se sinta confortável exposta diretamente ao sol, ela pode ficar na parte sem exposição direta.
Quando a temperatura aumenta um dos fatores mais importantes é o cuidado com o ambiente e a higiene do local, pois este se torna propício ao aparecimento de insetos, bactérias e mosquitos. Neste caso manter a gaiola sempre limpa e o local onde ela fica sem restos de comida ou dejetos (fezes e urina), além de cuidados com a alimentação e tempo de exposição de alimentos frescos (frutas, legumes e verduras). Verifique sempre que os alimentos frescos estão devidamente lavados e em boas condições.
Deixe sempre um recipiente não fundo caso sua calopsita goste de tomar banho ou em determinados momentos utilize um borrifador. Verifique várias vezes se a sua ave tem água fresca e limpa para beber.
Controle de temperatura no interior da casa
O uso do ar condicionado, não é propriamente contra indicado, mas nunca coloque a sua calopsita próxima do ar. Se ficarem muito tempo expostas ao frio poderão adoecer. Programe o ar condicionado para uma temperatura ambiente normal e constante. Utilizar um recipiente com água ajuda a manter a umidade natural do ar.
Caso você não use ar condicionado e a sua casa é muito quente neste período, há um conjunto de ações que podem ajudar a minimizar o calor e manter um ambiente arejado.
- Fechar as cortinas em todas as divisões da casa mesmo àquelas onde a sua ave não se encontra;
- Evitar desenvolver atividades que produzam calor (cozinhar, passar roupa e etc.) nos períodos mais quentes do dia no local onde sua calopsita fica;
- Ao cair da noite, quando começa a baixar a temperatura, abra as janelas e cortinas para que entre uma leve corrente de ar que seja possível refrescar a casa. Se em suas janelas não tem tela de proteção não deixe sua calopsita solta neste momento, pois ela pode fugir;
- Retirar a cobertura da gaiola da sua ave para que haja alguma ventilação. Caso seja um hábito de sua calopsita dormir com a gaiola coberta use um lençol fino e deixe uma fresta aberta para a circulação de ar;
- Afaste a gaiola das janelas ou de locais que possam ser atingidos diretamente pelo sol nos horários indevidos (Das 10h às 16h).
Mesmo com tantos cuidados ainda assim precisamos estar atentos, algumas calopsitas demonstram maior sensibilidade ao calor, se apresentando na maior parte do tempo com o bico aberto e com as asas abertas, neste caso você precisa agir e proporcionar a ela um ambiente mais fresco e hidratação oral (não forçada, deixe disponível). Caso o estado permaneça, mesmo com os cuidados citados, você deverá observar outros fatores, pois o estado de sua Calopsita pode ser crítico e estar desidratada (que não reage, a cor da urina é muito clara, etc.) não fique na dúvida, não hesite procure imediatamente um veterinário de sua confiança.
Renata Martins