quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

RAÇÕES EXTRUSADAS X MISTURA DE SEMENTES



Recentemente fiz uma pesquisa com nossos seguidores da página Jardim das calopsitas sobre o uso da ração extrusada na alimentação de suas calopsitas, o resultado foi muito importante para que eu conseguisse realizar esta pesquisa, levando em consideração que conheço a maioria dos tutores, os cuidados com suas calopsitas e condições de saúde delas. 

Com ela também pude perceber a grande preocupação de muitos tutores em relação ao uso da ração extrusada, espero que esse artigo ajude a todos.

A alimentação representa o principal fator na vida de uma ave, independente de sua espécie, portanto, é importante uma dieta com bom valor nutricional e que estimule o consumo gerando os melhores fatores para a vida e saúde de sua calopsita, como: longevidade, produtividade saúde alimentar e também a relação custo benefício.

Antes de iniciarmos essa questão é bom esclarecer o que é a Extrusão: Consiste em submeter o alimento a variações de pressão violentas, elevando a pressão interna do alimento e diminuindo a externa, o que causa uma expansão da matéria. A tecnologia de expansão de alimentos esta baseada em expor a massa alimentícia a ser processada a uma alta temperatura por um curto espaço de tempo. Após essa exposição os alimentos passam pelos processos normais de peletização, a peletização consiste em colocar a massa misturada em contato com umidade, temperatura e pressão. Após esse condicionamento o produto é transferido para uma câmara de compressão, onde sua passagem é forçada por matrizes que formam os pellets, os pellets são pequenos granulados em formato cilíndrico, que são resfriados e podem ou não ser triturados, dependendo de seu destino final.

Algumas vantagens com o oferecimento de rações extrusadas:

A diminuição de bactérias patogênicas, mofos e fungos, pode chegar a zero com a combinação de temperatura, pressão e umidade nas extrusoras e expansoras, ao contrario dos grãos de sementes que podem ser seriamente comprometidos com infestações de micotoxinas ( substâncias produzidas por fungos que se desenvolvem nos grãos, que por serem estáveis não são destruídas pelo calor, cocção ou congelamento). 

Atualmente é exposta uma estimativa de que 25% das sementes produzidas no mundo estejam contaminadas com micotoxinas que podem comprometer em longo prazo a saúde de sua calopsita. Isso nos torna responsável pela escolha adequada da qualidade das misturas de sementes que oferecemos as nossas aves, por esse motivo sempre mencionamos a compra de mistura de semente em embalagens fechadas e lacradas, também que sejam atenos a qualidade de higiene do local onde são estocadas e armazenadas para comercialização. porém não achamos que necessariamente é preciso eliminar as sementes totalmente da dieta de sua ave.

Vamos lá!

Os principais benefícios em oferecer ração extrusada para suas aves são: Nutrição balanceada, alimentação uniforme, maior digestibilidade, redução de intoxicação, maior economia e facilidade de manejo.

Quanto a nutrição: A formulação das rações permite a apresentação dos níveis de garantia ideais e de acordo com as exigências nutricionais de cada espécie de ave. Sendo assim a extrusada pode ser usada tanto como única fonte de alimentação ou como suplementação, podendo ser usada em conformidade com outra alimentação extra, como frutas, legumes, verduras e farinhada.

Alimentação uniforme: Muitas aves são seletivas em relação à alimentação com sementes. A composição da extrusada é exatamente igual em cada grânulo, proporcionando uma alimentação completa e uniforme.

Correto Balanceamento: Por ser balanceados corretamente, o uso da extrusada evita problemas decorrentes de má nutrição, como excesso de gordura e deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos, provenientes das dietas à base de sementes. A maioria dos fabricantes já se adequou à realidade dos criadores que alimentam suas aves com extrusada, principalmente em duas épocas distintas; muda de penas, reprodução (incluindo postura e alimentação dos filhotes).

Maior digestibilidade: O processo de fabricação e extrusão promove o aumento da digestibilidade dos nutrientes pelas aves, tornando mais fácil à absorção dos nutrientes. A extrusão faz com que as rações sofram um processo de um pré-cozimento, tornando mais fácil sua digestibilidade.

Quanto a essa questão, é bom lembrar que cada organismo é único e portanto é bom sempre observar, algumas aves podem apresentar leve alteração nas fezes, fato que pode assustar mas uma simples adequação na dieta e escolha da melhor ração extrusada (marca) para sua ave elimina essa alteração.

Sem intoxicação: Por causa da alta temperatura no processo de extrusão, são eliminados possíveis patógenos que possam contaminar os ingredientes. Isso garante maior qualidade e elimina riscos de intoxicação alimentar. Há ausência de agrotóxicos nas extrusadas, por outro lado eles podem estar presentes nas sementes, verduras e frutas.

Vários agrotóxicos podem não apresentar sintomas aparentes de intoxicação, porém a longo prazo podem levar a ave a óbito.

Economia: O uso da extrusada proporciona uma economia considerável. Por causa do balanceamento ideal, as aves necessitam de um volume menor de alimento para satisfazer suas necessidades nutricionais. O consumo é muito menor que o volume de sementes que seriam fornecidas diariamente.

Além disso, uma grande porcentagem das sementes é desperdiçada em função das cascas e sementes jogadas fora pelas próprias calopsitas.

Facilidade de manejo: São muito mais práticas e higiênicas. Não fazem sujeira como as cascas de sementes e restos de frutas e legumes. Por isso, não há a necessidade de se fazer diariamente à limpeza para soprar as cascas, como ocorre com as sementes, bastando apenas repor a ração consumida.

O uso da extrusada na alimentação traz muitos benefícios que não alcançamos com o oferecimento principal somente com as sementes e isso é fato. 

A extrusada também tem alguns pontos negativos que aos poucos devem ser sanados, o uso de corantes, em algumas aves pode alterar coloração de penas e conteúdo fecal. Escolha sempre uma extrusada sem adição de corantes.

Minha opinião pessoal:

Eu penso que tudo é uma questão de bom senso. Como já sabemos as sementes são pobres em nutrientes, por isso é importante o oferecimento conjunto da extrusada. Assim como frutas, legumes e verduras. Vejo da seguinte forma: extrusada e sementes são como arroz e feijão para nós, achei perfeita essa comparação que li em um artigo sobre o assunto. Um complementa o outro e, as verduras, legumes e frutas são essenciais, pois são fontes riquíssimas em nutrientes. Sou a favor de uma alimentação balanceada e diversificada. Sem a retirada de nenhuma fonte. Inclusive a mistura de sementes, farinhadas e fontes de cálcio e mineral.

Isso sem falar que com uma boa alimentação, não há necessidade da vitamina na água. Somente em alguns casos, veterinários indicam o uso delas na muda de penas. De resto, não há necessidade, pois a alimentação dela fornece todas essas fontes.

Caso seja sua escolha fazer a transição para a ração extrusada, faça essa transição aos poucos. Vá diminuindo a quantidade de sementes e aumentando a de ração, desta forma eles irão se acostumar aos poucos, aceitando com mais facilidade esta nova alimentação.

É bom lembrar que o bico das aves é projetado para abrir sementes, dizem que este ato também estimula o desgaste deste. Sei que é essa alimentação que eles têm na natureza! Já as criamos em cativeiros, algumas já nascem, mas não precisamos eliminar tanto seus instintos. Por segurança já eliminamos um dos instintos mais belos que elas nos podem apresentar, o ato de voar, quando aparamos as asas.

Nesta pesquisa também pude perceber que muitos dos nossos seguidores já oferecem ração extrusada, espero que esse artigo ajude e estimule a introdução deste alimento na dieta de muitas outras calopsitas.

Renata Martins.

Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2018.